No Reino de Óbidos: m/ resposta ao Dr. Gama Lourenço
Relativamente ao comentário publicado no vosso prestigiado semanário do dia 09/05/2008, assinado pelo Dr. João Gama Lourenço, (líder da bancada municipal do PS em Óbidos) e alusivo ao artigo da minha autoria com o titulo “No Reino de Óbidos: Uma oposição sem qualquer credibilidade”, apenas tenho a dizer o seguinte :
Conheço o Dr. Gama Lourenço como político Obidense há alguns anos e também por ser um conhecido e respeitável causídico na praça de Lisboa. Por várias vezes elogiei publicamente os seus dotes de parlamentar na AMO e o seu estilo peculiar e tenho por ele estima e consideração. Com este comentário fiquei a conhecer a sua veia “poética” (e a outra também), e por isso vejo-me obrigado a ter de desmistificar publicamente este demagógico e enviesado raciocínio da sua autoria, que considero mesmo, um tanto ou quanto insultuoso, para não ter que dizer baixo e rasteiro, como eventualmente se impunha.
A crítica que enderecei à oposição Obidense é transversal a todos os partidos políticos que a constituem, do qual se inclui o partido de que faço parte. Volto a dizer que não me revejo na actuação dos partidos que constituem a oposição em Óbidos, porque discordo do seu “modus operandi” que considero impróprio em democracia. Não visei nenhum partido em particular, mas o PS Óbidos fez questão de enfiar (e bem) a dita “carapuça”, que diga-se de passagem, nesta matéria de oposição obidense lhe assenta que nem uma luva. Digo e continuarei a dizer, que o PS sendo o único partido de oposição eleito, tem por isso uma obrigação acrescida para com os Obidenses de ter uma atitude mais construtiva e assertiva em prol do nosso concelho, o que efectivamente não tem acontecido.
Não confundamos demagogia pura, apresentando moções “para a fotografia”, com oposição construtiva. Dr. Gama Lourenço, duvido que esteja convencido do que escreveu, ou que convença alguém minimamente inteligente dessa postura, mas enfim o senhor é que sabe o que lhe vai na mente. Também importa aqui salientar que nunca fiz ataques pessoais a ninguém como foi por si “sugerido”, (tenho sido é constantemente visado com esse tipo de ataques por parte do PS e do seu estimado aliado FBT). Critiquei e continuarei a criticar se for caso disso, uma postura política que considero errada e lesiva dos interesses dos Obidenses. O povo certamente no próximo sufrágio encarregar-se-á deste “empecilho” ao desenvolvimento que se tornou o PS no concelho de Óbidos.
É no mínimo bizarro que cada vez que eu presto declarações a um jornal ou escrevo um artigo, lá vem sempre um comunicado do PS Óbidos com mais um ataque persecutório e ofensivo à minha pessoa. A isto chama-se déficit democrático, que praticado de forma continuada é muito grave. Bem sei que as atitudes ficam com quem as pratica, mas fica aqui a devida nota. Vivemos numa democracia e eu como qualquer outro cidadão não me inibo de intervir, ainda para mais tendo liderado uma lista para AMO nas passadas eleições autárquicas de 2005. Tenho, por isso, uma responsabilidade acrescida de me pronunciar sobre a vida do concelho de Óbidos sempre que entenda por conveniente, doa a quem doer, mais não seja por dever para com aqueles que depositaram em mim a sua confiança e me confiaram o seu voto. De estranhar seria se o PS de Óbidos concordasse com a minha opinião. Significaria porventura, que quiçá teria uma “aliança “com o PS, tal como certo e determinado individuo faz questão de demonstrar a toda a hora e momento, presenteando-me em sintonia com PS de “mimos ordinários” na blogosfera (dado que o individuo em questão e de quem voluntariamente não mencionei o nome, dá nota evidente de perturbações, o que eu só tenho a lamentar, pois o mesmo não tem a culpa dessa circunstancia, não dou a mínima importância ao que para aí anda a dizer e não vou obviamente comentar...).
Lamento também que o Dr. Gama Lourenço utilize no seu comentário uma retórica pouco consistente e “esfarrapada”, comparável à utilizada por um qualquer causídico de barra do tribunal a defender o indefensável, numa causa absolutamente perdida que é o PS em Óbidos. Agradeço reconhecido o “mimo” de me ter feito o favor de mencionar que fui “concorrente a autarca, (e) que o povo recusou”. É assim em democracia Dr. Gama Lourenço e ainda bem que o é. Relembro-lhe meu caro Gama Lourenço, que foi exactamente o mesmo povo obidense, curiosamente maioritariamente socialista, que rejeitou com o seu voto (e bem), o PS da gestão da Câmara Municipal de Óbidos. Qualquer obidense, ainda que tenha fraca memória, questionado sobre o tempo em que o PS esteve a liderar a CMO, se lembrará com certeza como é que deixaram o nosso concelho.
Quem não se recorda do atraso e da inércia completamente inaceitáveis e incompatíveis com o desenvolvimento do tempo em que o PS esteve à frente da CMO?
Dr. João Gama Lourenço, para finalizar agradeço que de futuro tenha mais tento com a retórica utilizada quando escreve comentários do teor daquele que me dirigiu, ofendendo-me a mim que fui o visado e a qualquer democrata que se preze.
Tenho dito.
Carlos Pinto Machado
Carlos Pinto Machado
(Ex-candidato autárquico do CDS/PP em Óbidos)
Nenhum comentário:
Postar um comentário