domingo, 1 de fevereiro de 2009

Óbidos está na moda ?

Óbidos está na moda ?
Não posso de modo algum deixar passar em branco o que declarou à comunicação social local, Feliciano Barreiras Duarte, presidente da Assembleia Municipal de Óbidos. Barreiras Duarte declarou que "Óbidos está na moda" (a meu ver é uma afirmação no mínimo inconsequente) e que a qualidade de vida é uma realidade no nosso concelho (no limite, eu diria que a dita qualidade de vida que o senhor Deputado se refere, infelizmente, não é a mesma para a grande maioria dos Obidenses, mas isso mais adiante vou abordar).
Pois é meu caro Feliciano, as razões da minha discordância são as seguintes :
Dizer que é por moda que se vai a Óbidos, é, na minha opinião, não ter sensibilidade para valorizar aquela que é uma das “maravilhas de Portugal”. Recuso-me a aceitar que é por moda que visitam o nosso concelho.
“Terra de Rainhas” como lhe chamou e bem a Dra. Maria José Nogueira Pinto, para mim Óbidos é também um estado de espírito. (...)
Meu caro Feliciano, peço desculpa, mas recuso-me a admitir de que “Óbidos está na Moda”. Recuso-me também a aceitar que a maioria dos obidenses têm essa qualidade de vida que apregoou à comunicação social como se tratasse de um fogacho eleitoralista. Falemos então da qualidade de vida:
Importa dizer sem vergonha que não é só de paisagem, de História, de lindas festas e de eventos mediáticos que as pessoas se alimentam e têm qualidade de vida no concelho de Óbidos. Estou-me a lembrar, por exemplo, de que a maioria da população residente é idosa e de que muitos deles dedicaram uma vida inteira à terra e hoje têm reformas modestas para (sobre)viver, para pagar os medicamentos. Não fosse a agricultura de subsistência, muitos deles passariam fome ou pior ainda. Não podemos esquecer que os nossos jovens têm que abandonar o concelho porque não conseguem arranjar emprego. É esta a realidade do nosso concelho e não se compadece com as “modas” que o senhor Deputado gosta.
Pois é meu caro Feliciano, dizer que “Óbidos está na moda” é não conhecer mesmo a realidade do concelho, é não ter mesmo capacidade para sentir Óbidos no coração.
Seria pouco sério da minha parte não reconhecer que nos últimos 7 anos o nosso município conheceu uma dinâmica que o notabilizou ainda mais, após um longo e penoso período de estagnação e inércia que foi a gestão do PS no Município de Óbidos (realce-se de que ninguém em Óbidos tem saudades deste atraso em que se vivia no tempo em que o PS esteve na Câmara). Tenho também que reconhecer que a visão estratégica de alguém que viu Óbidos com o coração, permitiu que a animação cultural fosse uma realidade. Hoje pudemos assistir em Óbidos às semanas da ópera, à feira medieval, ao festival do chocolate, à inesquecível encenação da Semana Santa, entre muitos outros eventos. Hoje toda a gente fala de Óbidos, mas não é por moda, meu caro Feliciano. Não me canso de lhe dizer que Óbidos é um estado de espírito...não me diga que não consegue sentir, o que eu e muitos milhares sentem por Óbidos?
Mas há outras prioridades que não podemos esquecer e que têm sido deixadas para segundo, terceiro, quarto ou quinto plano , sem exageros, meu caro Feliciano...
As Pessoas de Óbidos têm direito a ter a qualidade de vida que todos merecem (e que o senhor apregoa na busca de votos). Muitíssimos Obidenses viveram uma vida inteira de trabalho e depois de velhos têm ainda que trabalhar para ir sobrevivendo. Diria mesmo que muitos deles tornaram-se Homens e Mulheres numa idade em que deviam ter estado a brincar com outras crianças. Atrevo-me a dizer que muitos Obidenses nunca chegaram mesmo a ser “crianças” porque se tornaram adultos em tenra idade.
Responda-me p.f. meu caro Feliciano :
Quem é que vai olhar por eles, nesta fase das suas vidas em que deveriam estar a gozar um merecido descanso com a qualidade de vida que o meu “amigo” apregoa?
É esta a qualidade de vida que o senhor Deputado da Nação se referia ?
E fala o senhor de que “Óbidos está na moda “...

Carlos Pinto Machado
Ex-Candidato Autárquico do CDS PP em Óbidos


In Gazeta das Caldas - 30-01-2009

Nenhum comentário: