sexta-feira, 24 de novembro de 2006

O CDS PP/Óbidos dá aqui nota á população de Óbidos
da seguinte noticia extraida do Site da CMO e que é de
relevante importância :


Cheias - Adopção de medidas preventivas
(Sexta, 24 de Novembro de 2006)

Protecção Civil de Óbidos

Devido às más condições atmosféricas e à subida das águas do rio Arnóia, a EN8, junto a Óbidos, está, neste momento cortada (17h00 - 24 Novembro 2006). Estão ainda cortadas outras estradas e caminhos municipais, nomeadamente a que liga A-da-Gorda ao Pinhal, Óbidos à Gracieira, Óbidos ao Arelho e Vau ao Arelho.

Também a elevada quantidade de precipitação na última hora fez com que a barragem do Rio Arnóia esteja, actualmente, a debitar a 30 por cento, mais 10 por cento que há duas horas atrás.

São descargas controladas seguidas pelo Serviço Municipal de Protecção Civil e pelo IDRHa – Instituto de Desenvolvimento Rural e Hidráulica.

Recomendações à população


INUNDAÇÕES EM ZONAS URBANAS

No início do período de Outono são geralmente elevadas as quantidades de lixo depositadas nas embocaduras dos sistemas de águas pluviais, situação agravada pela queda de folhas de árvores que gera maiores situações de obstrução. Os detritos vegetais e outros materiais inertes que, durante a estação seca se depositaram ao longo das valetas das vias de comunicação, também contribuem para situações de obstrução dos canais de escoamento. As primeiras chuvas de Outono são, geralmente, responsáveis pelo arrastamento e concentrações destes resíduos sólidos em locais inadequados (sarjetas, sumidouros, valetas), originando acumulações de águas pluviais que poderão provocar cortes de vias de comunicação ou mesmo inundações nos pisos mais baixos de edificações.

Assim, recomenda-se que cada cidadão deve tomar uma atitude pró-activa, nomeadamente assegurando a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais dos quintais ou varandas, a limpeza de bueiros, algerozes e caleiras dos telhados de habitações, que proceda à limpeza e desobstrução de sumidouros valetas e outros canais de drenagem nos seus terrenos, removendo folhas caídas das árvores, areias e pedras que ali se depositaram previamente à época das chuvas.
Em conclusão, o Serviço Municipal de Protecção Civil chama a atenção de todos os munícipes para contribuírem desta forma a fim de minimizar os efeitos que possam ser causados pela queda de aguaceiros fortes e/ou prolongados.


A Protecção Civil é uma tarefa de todos para todos.


O CDS PP / ÓBIDOS apela á calma e á solidariedade de todos perante o que se está a passar no nosso concelho.

Carlos Pinto Machado

Nenhum comentário: