sábado, 30 de dezembro de 2006

DECISÃO DO TC "ENCHE DE SATISFAÇÃO" CDS/PP

Finanças Locais:
Decisão do TC «enche de satisfação» CDS/PP

O CDS/PP saudou hoje a «luz verde» do Tribunal Constitucional (TC) à nova Lei das Finanças Locais, uma decisão que «enche de satisfação» os democratas-cristãos, autores de duas alterações ao diploma.

«Sempre dissemos que não éramos sindicatos dos municípios nem muleta do Governo, mas estamos ao lado dos contribuintes (...) esta decisão enche-nos de satisfação», disse o deputado do CDS/PP António Monteiro.

O deputado lembrou, a propósito, que a lei foi «objecto de melhoria» ao acolher duas propostas de alteração apresentadas pelo CDS/PP, nomeadamente a que contempla que os municípios possam dispor até 5% do Imposto sobre o Rendimento (IRS) cobrado aos munícipes nos seus concelhos.

Para António Monteiro, a decisão do TC vem também «esclarecer para sempre as dúvidas» sobre a conformidade do diploma com a Lei Fundamental.

«Do ponto de vista jurídico a contestação terminou», disse, admitindo que persistam «discordâncias políticas» em relação ao diploma.

Os juízes do Tribunal Constitucional (TC) declararam hoje, por maioria, a constitucionalidade da nova lei das Finanças Locais, cuja fiscalização tinha sido pedida pelo Presidente da República.

O acórdão foi aprovado por maioria - 10 juízes votaram a favor e três contra.

Diário Digital / Lusa

29-12-2006 18:37:00

Nenhum comentário: