quarta-feira, 24 de janeiro de 2007

CONTRA A POLUIÇÃO EM LEIRIA


A deputada do CDS-PP Teresa Caeiro vai questionar o Ministério da Administração Interna sobre as razões "porque não houve fiscalização adequada" para evitar as descargas poluentes na Ribeira dos Milagres, Leiria, que se têm registado nos últimos meses.
Teresa Caeiro, que segunda-feira esteve reunida com a comissão que tem liderado os protestos contra a poluição naquele efluente do Rio Lis, provocada por descargas de efluentes de suiniculturas, considera que o problema tem de ser analisado, também, "do ponto de vista de saúde pública".
Assim, além do requerimento dirigido ao gabinete do ministro António Costa, a deputada do CDS-PP vai também questionar o Ministério do Ambiente para - além de obter informações sobre o andamento do processo tendente à construção da estação de tratamento de efluentes suinícolas - saber "que tipo de fiscalização ambiental é que os serviços do Ministério estão a fazer aos resíduos".
Em declarações à Agência Lusa, a deputada disse que "esta é uma questão que se arrasta há 30 anos, notando-se a falta de intervenção de entidades várias, a falta de fiscalização e, até, a falta de civismo dos poluidores".
Além de reunir com os defensores da Ribeira dos Milagres, Teresa Caeiro reuniu-se com instituições locais de apoio a pessoas com deficiência, como a Cercilei e a delegação da Acapo, tendo destacado as queixas que os utentes daquelas instituições fazem da "falta de possibilidade de ingresso no mercado de trabalho", bem como as dificuldades sentidas nos domínios das acessibilidades, mobilidade e dependência económica.
Teresa Caeiro encontrou-se, ainda, com a direcção da União Distrital de Leiria das Instituições Particulares de Solidariedade Social, após o que anunciou à Agência Lusa que se prepara para apresentar uma iniciativa legislativa no sentido de garantir a protecção de idosos em risco.
"Já temos legislação para os jovens em risco mas precisamos, também, de legislação para os idosos em risco, que são muitos", disse a parlamentar do CDS-PP.
Notícia LUSA

Nenhum comentário: