domingo, 7 de janeiro de 2007

GOVERNO PS ESTÁ CONTRA O INTERIOR


O presidente do CDS-PP, Ribeiro e Castro, reafirmou hoje a proposta de criação de uma secretaria de Estado ou de uma comissão de coordenação do interior, para definir novas políticas de desenvolvimento desta faixa de território.
"O interior não só foi esquecido pelo Governo, como está debaixo de fogo", classificou o líder do partido, em conferência de imprensa durante as "Jornadas pelo Interior", organizadas pelo partido e que reuniu responsáveis partidários centristas.
Ribeiro e Castro criticou as sucessivas notícias de encerramentos de serviços, "sem que seja criada esperança para o futuro, nomeadamente junto dos jovens" e questionou medidas económicas que têm penalizado o interior.
"Depois do aumento do IVA, toda a gente vai fazer compras a Espanha", exemplificou.
"Parece que há uma manobra deliberada do Governo para que haja concorrência desleal", disse Ribeiro e Castro, que considera haver ainda "um ataque continuado ao mundo rural, que é muito importante no interior do país".
Para o líder do CDS-PP, o ministro da agricultura, Jaime Silva, "é um general ao ataque do interior".
"Só falta qualquer dia dizer qual é o ministro que vem apagar a luz", ilustrou.
Ribeiro e Castro destacou que o interior do país é uma região de oportunidades, designadamente nos sectores agrícola e florestal.
"O interior é hoje o novo litoral, porque passa por aqui grande parte do nosso comércio externo".
"Não fazemos o discurso do interior carenciado, mas sim de uma faixa do país que é uma oportunidade", justificou, ao propor uma reorganização administrativa que pode passar pela redefinição das actuais comissões de coordenação e desenvolvimento regional (CCDR) e regiões NUT III.
"É preciso que haja abertura do Governo para reforçar o músculo administrativo e da capacidade de planeamento do interior. Nós propomos a criação de uma secretaria de Estado interior ou de uma CCDR para o interior", destacou, recordando ideias já apresentadas durante os últimos anos.
O líder centrista usou outro exemplo para sustentar a ideia: "a cidade de Badajoz tem mais população que todo o distrito de Portalegre. É um exemplo de que se houver políticas, há resultados". (*)
"Esta acção de hoje é um debate que deve ser feito na sociedade, pelos diferentes intervenientes", concluiu Ribeiro e Castro.
O encontro com responsáveis regionais do partido, hoje realizado em Castelo Branco está inserido num conjunto de reuniões do CDS-PP em curso no interior do país.
Notícia LUSA

(*) Nota do site CDS: Em 2001, a população do distrito de Portalegre era de 127.018 habitantes. A cidade de Badajoz contava 136.851 habitantes.
Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário: